segunda-feira, 11 de junho de 2012

(In)Fertilidade

Quando nos deparamos com o passar dos meses e nada acontece de diferente e que mês após mês, tudo está igual, que afinal aquela dor de barriga, ou aquele enjoo nada mais era do que o normal, começamos a esmorecer.

Depois a pergunta e as dúvidas são sempre: Sou eu? És tu? Porque connosco? e são perguntas que martelam dentro de nós 24 horas por dia, estão na nossa cabeça ao deitar e ao acordar e enquanto trabalhamos e enquanto tentamos ver televisão, sempre!

E começamos, como todos hoje em dia fazemos, a pesquisar no Google e ficamos ainda mais assustados! Depressa percebemos que os médicos não fazem nada sem passar 1 ano de tentativas sem sucesso e que mesmo depois de um ano o processo é moroso e que se for no público é para esquecer.

Depois começamos a analisar as opções no privado e quando vemos os preços é de assustar qualquer um, sim porque é um processo caro, moroso, doloroso e que pode ou separar um casal ou criar uma união maior.

Depois de 1 ano sem se engravidar o ideal é ir primeiro ao Ginecologista e o que estes fazer é receitar uns comprimidos e pedir que se façam gráficos de temperatura mensais. E o que é isto?

Todos os dias de manhã antes de se levantar da cama (portanto terá de ser a primeira coisa que faz de manhã, yupi!), tem que se medir a temperatura e não debaixo do braço mas sim anal e apontar a temperatura num gráfic. 

Existem várias formas de fazer o gráfico, eu fiz uns quadrados com datas e temperatura, muito simples e fui apontando, quando a temperatura desce drasticamente e depois sobe trata-se da ovulação e é necessário treinar!
Mas o gráfico pode ter temperaturas constantes e ai não há ovulação e mês após mês, lá olhamos para aquele gráfico sem nada.

Passado alguns meses temos então que enfrentar a realidade e ver onde está o problema para poder actuar. 

Marcamos então carradas de análises e os famosos exames (os dos Homens são bem mais simples).
Os Homens fazem um Espermograma, que não é mais do que fazer uma recolha de esperma.
E as mulheres uma histerossalpingografia, que é rápida, mas uma dor rápida, não posso mentir, não é difícil, mas é dolorosa e consiste num raio-X contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injecção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino. 
Como não gritei, quando acabei o exame os enfermeiros disseram-me que não é normal uma mulher não gritar durante o exame. O objectivo entre outros é avaliar o estado das trompas e ver se existe alguma obstrução.


Estes exames são caros e não são comparticipados. 

Depois de chegarem os resultados e de mais uma ida à Ginecologista, chegámos à conclusão de que não havia nenhum problema, o que quase é tão frustrante como haver um problema, o que se passava então? a Dra. informou que é comum depois da Histero, muitas mulheres engravidarem, pois aquele liquido desentope os canais. Mas, infelizmente, nada aconteceu.


Como já tínhamos os exames todos necessários a Ginecologista aconselhou a ida a um especialista, ou seja uma Clínica de Infertilidade ou tentar o público, mas que não era fácil.

Quando começamos a pesquisar preços assustamo-nos , mas depressa descobri uma ajuda, se fossemos sócios da Associação Portuguesa de Fertilidade, tínhamos descontos nas consultas em algumas clínicas, nos tratamentos e até nos medicamentos (http://www.apfertilidade.org/web/index.php) e acreditem que 30 euros anuais vai ser barato para os descontos que conseguem ter.

Fizemos alguma pesquisa e chegamos à conclusão que ou íamos a Espanha ou a Lisboa.

Optámos por ir à Clinica IVI (http://www.ivi.pt/centros/clinica-infertilidad-ivi_lisboa_67.aspx) a Lisboa para ver o que fazíamos e por que caminho teríamos que seguir. Liguei a marcar consulta e tivemos a sorte de nos calhar como médico o  Director Clínico, o Dr. Sérgio Soares, do qual só temos a dizer bem e agradecer, toda a simpatia, todas as explicações coerentes, precisas e eloquentes e o profissionalismo.

A clínica é maravilhosa, muito moderna e o atendimento foi sempre muito amável.

(To be continued...)

Sem comentários:

Enviar um comentário