terça-feira, 26 de junho de 2012

Etapas do Desenvolvimento de um Bebé

Cada bebé tem o seu ritmo de desenvolvimento e nenhum é igual, uns riem primeiro que outros, outros falam primeiro, outros andam primeiro, uns comem melhor, outros pior... Não é preciso haver comparações com outros bebés, nem ficar tristes ou preocupados por o nosso fazer ou não e os outros fazerem.

Conheço alguns pais que o fazem e digo-vos é deveras triste tentarem exibir os filhos ou compara-los com outros e muitas vezes até dizerem que os seus filhos é que são fantásticos e depreciar os filhos alheios, fazendo os seus serem elevados a Deuses, quando muitas das vezes nem o são.

Cada pai ama o seu filho, mais do que qualquer coisa no mundo, mas cair no ridículo é deveras... Ridículo! ;O)
  • Quando nasce, um bebé apenas vê objectos ou pessoas a 20/25cm (distancia entre a mama e cara da mãe) e assusta-se com qualquer som mais forte.
  • Das 2 às 8 Semanas,  começa a esboçar uns sorrisos, de inicio meio tímidos e depois mais reactivos e começa a seguir a nossa voz, consegue agarrar o nosso dedo e começa a produzir sons, vulgo "palrar".
  • Dos 3 aos 4 Meses, começa a segurar e começa a virar-se, deixando de poder estar desprotegido em cima de uma cama (coloque-o no meio e com muitas almofadas em seu redor), começam a olhar para as próprias mãos e começa a juntá-las.
  • Dos 4 aos 6 Meses, começa a sentar-se com apoio, tenta alcançar objectos e segura-os na palma da mão, já sorri com frequência a pessoas familiares.
  • Dos 6 aos 8 Meses, já se sentam sem apoio, conseguem passar brinquedos de uma mão para a outra, descobre os pés e começam a brincar com eles, começam a gostar de jogos como o típico "Cucú".
  • Dos 8 aos 10 meses, começam a gatinhar e conseguem comer com as mãos.
  • Dos 10 aos 12 meses, começa a aguentar-se de pé, com apoio ou sem, e andam há volta dos móveis, começam a fazer barulhos como "mamama, papapa", inicialmente sem qualquer significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário